terça-feira, 26 de maio de 2009

Game sobre o acordo ortográfico

Dica legal para testar seus conhecimentos sobre as regras do novo acordo ortográfico:
http://www.fmu.br/site/noticias/ler.asp?n=1413#game.


Consultório Ortográfico

Há um site pelo qual sempre dou uma passadinha<<In Dia-a-Dia do Revisor> > . Pra quem é revisora de textos como eu ou simplesmente gosta da Língua Portuguesa é uma boa pedida. De lá eu tirei a charge a seguir:

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Salada de Frutasmelancia

<In Dia-a-Dia do Revisor>

É preciso atitude. Sabe aquela palavra que você quer escrever diferente, mesmo sabendo do erro? Sempre tenho vontade de acentuar cascavel e transformá-la em cascável. E é só um dos exemplos. Pois há quem seja realmente ousado e siga seus desejos mais profundos. Presenciei um belo modelo de audácia. De todo modo, é mais seguro acento na melancia que no coco.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ponto final

Não adianta, se não sabe o nome da gente é pq nem sabe q a gente existe e ponto final.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mídia impressa no meio digital

por Alexssandro Silva Lemos

http://www.redejuvenil.com.br/index.php?cod=607

A mídia impressa no meio digital possibilita várias formas de se trabalhar com texto no contexto da era digital, desenvolvendo no aluno o desejo, de criar e mostrar sua potencialidade de produções dinâmicas.

As práticas pedagógicas com o uso dos textos se torna um método mais fáceis para se trabalhar e acessíveis ao educando, onde ele possa ter liberdade para produzir seus textos apresentando: Informações, coerente e consistente de acordo com o tema sugerido pelo educador, sem erro gramatical, com bibliografias de consultas de outros textos ou site que serviram de fonte de pesquisa para ampliar suas idéias e atualizar os textos quando houver necessidade e etc.

As afirmações acima citado está relativo a validade que um texto possa ter, pois as práticas pedagogias segue a estrutura diversificada pelos links, mas não perdem o foco principal que é o contexto estrutural de uma produção textual. Tais procedimentos também podem ser utilizados no ensino da leitura e da escrita, quando o aluno vê uma imagem e seguem uma seqüência estruturada, ao relatar ele está fazendo uma leitura daquilo que vê.

As mudanças que as novas tecnologias da escrita disponibilizam pelo computador e pela internet deixa registrado no meio educativo as diversas formas de utilizar recursos atrativos que facilite a aprendizagem, esses procedimentos metodológicos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças, promove a integração da oralidade e da escrita na internet no momento em que analisa os vídeos, os textos etc. e até a sua própria produção ou contribuição nos textos onde o autor aceita que o leitor possa fazer modificações.

Os textos impressos possuem a mesma seqüência tradicional, deixando os leitores de certa forma acomodados, sem visibilidade de outros textos e perspectiva de buscar algo novo, sendo que não mostra outros textos a serem pesquisado e lido, ficando com conhecimento reescrito, devido não apresentar outros meios dinâmicos que sensibilize os alunos a buscarem mais fontes de leituras. Porém os textos em formato eletrônico possui uma variedade de textos atrativos, vídeos, imagem e etc. em que o leitor tem uma compreensão mais significante do que vê e ler e conseqüentemente uma aprendizagem que contribuirá para seu desempenho educacional e profissional.

Sabe-se que os leitores dos hipertextos podem: ampliar as criações, acrescentar vídeos, fotos, imagem, gráficos e etc., mas não poderão assumir tal autoria, pois os autores dos hipertextos assumem a produção da escrita, apresentação do projeto do livro e organiza as sugestões dos leitores.

Portanto, as práticas pedagógicas que até alguns anos os alunos eram levados apenas a ler, interpretar, compreender, sem se quer dar sua opinião são assunto obsoleto, onde não podiam acrescentar nada, a não ser o autor que tinha esse poder de modificar ou melhorar suas produções.

Hoje se percebe outra realidade, com o uso dos hipertextos, o educador ao utilizar as tecnologias da informação e da comunicação está desenvolvendo no aluno o hábito de ler, interpretar, compreender e postar suas produções. Com a utilização das novas TICs o educador e o educando só tem a ganhar com as diversas possibilidade que elas oferece, na perspectiva de se ter futuros autores de hipertextos, dinâmicos e que possam coordenar novos leitores externos.


Ler qualquer coisa, mas ler...

Como professora da língua portuguesa, muitas vezes sou questionada a respeito da linguagem que os adolescentes e mesmo nós adultos utilizamos na internet. Eu sou daquela pessoas que gostam do ato de ler, mas tenho a consciência que nem todos são nem precisam ser assim. Então eu acredito q o ato de ler é importante, e tão importante que ler qualquer coisa já tem seu valor. Revista em quadrinhos, classificados, bula de jornal, chats, cultural inútil da internet etc. Lendo e tomando contato com outras leitura, a criança vai aprendendo e criando uma visão crítica sobre ela, sobre a leitura e o mais importante sobre sua visão de mundo. Logo, se compararmos a quantidade de informação que um jovem tinha acesso no seu cotidiano na década de 80 com a quantidade que um jovem tem hoje veremos que é infinitamente maior hoje. Também posso fazer analogia com palavras que com o decorrer do tempo e do uso foram perdendo letras e sílabas. A linguagem do “internetês” pode estar abreviando essas transformações, mas sabemos quando e onde podemos usar cada uma das modalidades. Agora, será q o nosso aluno sabe??

Aí entra o papel do professor na era digital. Não é só tirar a equação do quadro de giz e passar para um programa no computador. É papel do professor encaminhar o aluno no aproveitamento da cultura digital. Sabendo que é um pré-requisito no mercado de trabalho saber lidar com os programas de computador, então pq não criar páginas das disciplinas?? Pq não pedir aos alunos q montem apresentações criativas de conteúdos disciplinares??? Q pesquisem temas de seu interesse, que procurem respostas para seus questionamentos, montem fóruns de discussão etc. fazendo da escola um lugar de “re”construção do conhecimento.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mãe-de-estimação

Esse ano ganhei uma "mãe-de-estimação", acho que poderia designá-la assim mesmo, "de-estimação", pq ela me trata como uma filha sem razão ( e olha que ela nem tem idade pra isso), ou seja, ela gosta de mim de graça.
Acho q essa é uma das boas surpresas que a vida nos oferece. Além disso, tenho a minha mãe-de-verdade que sempre tem um colo macio na hora que eu preciso...

Game sobre reforma ortográfica

Link legal sobre reforma ortográfica:

http://www.fmu.br/site/noticias/ler.asp?n=1413#game.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vida nova...

É... uma hora nos precisamos crescer, tomar decisões sobre a nossa vida, e às vezes isso é difícil.
Ninguém disse pra nós que é mais fácil ser normal, fazer o que todo mundo espera que façamos. Mas é bom tomar a rédeas do nosso destino. Pelo menos certos ou errados nós fizemos o que achamos certo.