segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Castelos....

É incrível como existem pessoas que têm o poder de nos colocar no nosso lugar, na nossa insignificância. E tb como essas mesmas pessoas conseguem em minutos destruir todos os castelos de sonhos que fazemos. Antes achava que só eu tinha esse defeito... mas descobri que não. As pessoas involuntariamente controem pequenas ilusões mentais sobre diversos assuntos: ideal de emprego, resolução perfeita de um problema, estereótipo de paixão... e quando vemos, de um jeito ou de outro, já criamos uma situação e por um certo tempo – horas, dias ou anos - vivemos e desejamos que aquilo se concretize.
A paixão é um exemplo. Quantas pessoas não viveram intensamente um sentimento, quando “de repente, não mais que de repente” ele some... desaparece... às vezes por nossa culpa, às vezes por culpa da outra pessoa. Que mecanismo é esse que nos deixa criar essas ilusões? Podemos pensar em quanto tempo já perdemos com situações e pessoas que depois nos damos conta que não tiveram um valor real na nossa vida.
Sempre é fácil dizer que foi a outra pessoa que estragou tudo, mas vou dizer, tem gente que não vê um palmo em frente ao nariz. Vem, tira a gente do trilho e depois faz de conta que não é com ele. Ainda bem que a idade além das rugas traz um pouco de sabedoria e algumas gotinhas discernimento.

terça-feira, 25 de agosto de 2009


ÚLTIMO POEMA



Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

Manuel Bandeira

1

Coitado do gerúndio

Vra e mexe alguém vem perguntar alguma coisa sobre regra de ortografia, concordância, vírgula etc., com essa história de Acordo Ortográfico então eu virei "disque gramática". Não me incomodo, pelo contrário.

Mas o que eu sempre ouço falarem é nesse tal de "gerúndio".
Primeiro ele começou a ser usado na fala como termo que realçava a temporalidade da ação, ou seja para provar que o que estava acontecendo, estava acontecendo naquele momento e não estava concluído ainda. Por exemplo: Vou estar transferindo esta ligação. Essa ação está acontecendo e não terminou. Eu não sou louca de ser contra o uso do gerúndio. Vejo sim erro no excesso do seu uso. Daí começou a correr na mídia brincadeiras e piadinhas sobre o uso do gerundismo, e as coitada das atendentes de TLMK foram as escolhidas para carregarem a cruz. Elas seguem protocolos e roteiros das empresas e precisam ser claras. A população juntou a insatisfação com os serviços prestados pelas empresas de TLMK e o gerúndio foi envolvido nessa situação. Coitado.

Na verdade o gerúndio é uma forma verbal essencial e correta. Precisamos evitar exageros e construções nas quais utilizem muitos verbos seguidamente. O exemplo acima poderia ser alterado para: Transferirei a ligação ou estarei transferindo. Ficou melhor, né???

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A arte de amar

(Manuel Bandeira)

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus — ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Redescoberta - Para Vilma/Zé

Acho que o mais legal não é saber que vc gosta de alguém e alguém gosta de vc. É impressionante o poder da redescoberta. Perceber, de repente, o quando vc é especial na vida de alguém, e que vc assim tb o é para essa pessoa.
Tomei contato com esse sentimento várias vezes nessa última semana.
Não sei se devido às mudanças pelas quais passei últimamente comecei a olhar ao redor com a percepção de rever muitas coisas das quais já tinha me abstraído.
Está sendo muito bom.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Amizade

Segue o link do texto sobre "amizade" de um amigo meu. Vale a pena.
http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quanto vc vale???

Muito legal esta entrevista.
Esse cara deu uma aula fantástica sobre mercado de trabalho no programa "Sem Censura", da Rede TV.
Acesse: http://cadeorevisor.wordpress.com/2009/08/04/quanto-voce-vale/.
.
.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Passado que nada, eu quero é presente

É interessante notar que os melhores anos da vida de muita gente estão no passado. Que estranha mania essa de lembrar do passado com uma nostalgia exagerada e melosa.

Eu tenho ótimas lembranças de pessoas do meu passado e pretendo manter essas recordações comigo. Agora...sofrer e ficar a me lamentar: "naquele tempo eu era feliz e não sabia"... nem pensar.

Eu quero é ser feliz aqui e agora. Me lamentar pelo que aconteceu ou esperar alguma coisa acontecer para que eu me sinta feliz nem pensar.

Passado que nada, eu quero é presente.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

CuRturaaaaa é muito importante...

Acorda

Sabe, às vezes a gente escuta alguma coisa de nos tira no prumo. Isso pode ser bom como tb pode ser ruim. Ninguém gosta de ouvir que deve fazer isso ou aquilo...

Esses dias um amigo meu disse pra mim umas coisas que realmente só um bom amigo teria coragem de dizer, ainda mais porque ele me conhece de fama e de vivência as minhas crises de ansiedade

Na hora fiquei meio chocada, não via a situação da qual ele falava do jeito que ele falava. Ficou no ar. Nem entendi direito o porquê daquela preocupação toda com a minha vida.

Mas à noite, no melhor psicólogo que alguém precisa - seu colchão -, comecei a considerar a hipótese de que ele estaria certo. Após umas duas horas de sinapses sem fim acordei, não do sono ou da relexão, mas da minha "zona de conforto". Quem eu quero enganar? A mim?

Chega. O que passou passou... nada de arrastar o passado pelo braço... nada de temer o que não se conhece ou o que ainda está por vir. E não é porque eu tenho algo novo e importante na minha vida agora, mas porque eu quero e mereço.


to MAamaral