quinta-feira, 25 de junho de 2009

“Twitteratura”

Dois estudantes norte-americanos querem levar os clássicos da literatura para as massas segundo o padrão do popular site de microblogging.

A filial de Nova Iorque da editora britânica Penguin vai publicar uma coletânea inusitada: grandes obras da literatura mundial contadas em 20 frases de até 140 caracteres (tamanho-limite das postagens do twitter). A ideia é de dois estudantes de 19 anos de idade da Universidade de Chicago.

O livro já tem título: “Twitteratura”. Obras de Shakespeare, Stendhal, Joyce, Dante Alighieri e até de JK Rowling (autora da série Harry Potter) serão comprimidas segundo o padrão do twitter. A Divina Comédia, por exemplo, está na lista. Na edição da própria Penguin o livro tem 512 páginas.

to Gilson CC

>

Ontem saí com um amigo, fomos fazer uma programa que fazemos há algum tempo: tomar um café colonial na “confeitaria das famílias”. Pra quem não conhece é uma confeitaria no centro de curitiba que deve ter uns 40 anos. A decoração tem de tudo: cartazes de touradas, toalhinhas de renda, arranjos de flores artificiais e assim vai. Porém os quitutes são muito bons. Mas o q faz daquele lugar especial pra mim é que ele sempre me faz lembrar de uma coisa: gratidão. Mas não nesse sentido que as pessoas costumam falar. A gratidão que esse lugar me lembra é a gratidão que eu tenho por esse meu amigo. Estava pensando e cheguei a conclusão que nem precisava existir essa palavra “gratidão”, pq eu acredito q quando fazemos alguma coisa simplemente pq queremos fazer ou quando ajudamos alguém não queremos agradecimentos ou criar uma devoção. E é isso que esse meu amigo me ensinou. Ele me ajudou sempre... e muitas vez, e com o tempo notei que ele nunca me ajudou por obrigação ou por dó, ele me ajudou simplesmente pq queria me ver feliz, pq queria o meu bem. Pobre amigo, ele só quis me da uma mão e acabou por me ensinar muito mais.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jason

Ex-Namorado/Marido Jason = quando vc acha que ele foi embora pra sempre, ele volta pra infernizar sua vida.

sonho...

Antes de mais nada será que um sonho é a “expressão de um desejo ou medo reprimido”??? Achei essa explicação em um desses sites que tem comentário pra tudo: de amor mal resolvido até unha encravada. Confesso que até pensei em me orientar com algo mais profundo ou acadêmico, mas por ora essa explicação me bastou.

Meus sonhos sempre são agitados, rápidos e confusos. Acho que não deve ser muito diferente com ninguém. Ás vezes sonho com algo que pensei ou vi durante o dia, mas em contextos pra lá de psicodélicos. Outra noite tive um sonho muito, digamos, inusitado.

Um rapaz pelo qual eu tenho, como posso dizer, simpatia, apareceu no sonho de bicicleta, camisa xadrez azul e chapéu. Vou confessar que chapéu e bota são acessórios capazes de me fazer sorrir, mas essa pessoa chegou perto de mim e o tom da conversa foi um tanto agressivo, e em seguida ele me deu uma sacola cheia de bolinhas de pingue-pongue. Vai entender ?!?!?!

Dizem que nós sonhamos toda noite, mas eu não me lembro sempre dos meus sonhos. Deve ser melhor, pq se eles forem confusos assim, é melhor esquecer mesmo.

Mas onde quero chegar é que depois desse sonho, não posso olhar para esse rapaz que eu fico imaginando o porquê do meu subconsciente ter colocado ele lá no meio do meu sonho. Será que é um desejo reprimido, que eu nem sabia que estava reprimindo??? Só sei que agora tenho reparado mais nele e vi que ele tem um jeito todo lindo de ficar sem graça.

Aiaiai... Acho que vou ter que mergulhar em Freud e Foucault essa noite pra me orientar, senão...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!

(Prosa e Verso, 1978)

embaixo dos caracóis dos meus cabelos

É.. aconteceu. Passei há alguns dias por um momento do qual muita mulher foge.

Mas até que foi bom que acontecesse de uma vez, porque se soubesse o que estava por acontecer acho que me martirizaria mais. Existem coisas pelas quais toda nós, mulheres, passaremos, só que eu sempre imaginei que estaria preparada para quando acontecesse comigo. Mesmo porque toda essa pinta de mulher moderna decidida e de bem com a vida tinha que prestar pra alguma coisa além de servir de discurso de salão de beleza.

Vou contar como tudo aconteceu: depois de tomar banho, eu estava secando meu cabelo como de costume e, escovada após escovada, notei que um fio de cabelo não queria ficar junto com os demais, parecia meio revoltado, de mau humor.

Sei que meu reflexo foi de chegar mais próxima ao espelho e verificar o porquê daquela revolta toda sobre minha cabeça. Qual foi a surpresa ao notar que aquele pequeno meliante era, na verdade, meu primeiro cabelo branco. Foi uma daquelas cenas que na realidade duram dois segundos, mas a minha percepção dela foi a de muitos e muitos anos. Por mais que a quantidade de velinhas aumentem a cada bolo de aniversário, eu não tinha a noção de que realmente eu tinha 30 anos.

Quem será que lucra com o ciclo natural da vida além das lojas de cosméticos e dos analistas? Acho que as mulheres não são preparadas para amadurecer. Elas precisam ser boas filhas, boas profissionais e boas mães. Mas ninguém conta pra elas que para ir de um estágio ao outro o corpo perece. Também não estou aqui pra reclamar da idade, sou hoje o que a vida me permitiu ser torço para ter uma vida longa e muitos cabelos brancos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

eu apoio esta causa

Animais em circos

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 3, por unanimidade, o Projeto de Lei 7291/2006 na forma de seu substitutivo, que proíbe a utilização de animais em circos em todo o território nacional. O tema estava em discussão no Congresso Nacional há 9 anos, dos quais 2 na mesma Comissão, onde teve um desfecho extremamente favorável aos animais.

A conquista se deve em grande parte à mobilização do movimento pelo fim dos animais em circos, que reuniu várias ONGs pró-animais de todo o Brasil, além de diversos parlamentares que se posicionaram favoravelmente à proibição de animais em circos.

ONGs como a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), além de professores e alunos da rede pública também desempenharam papel-chave nessa vitória parcial. Um abaixo-assinado com mais de 100 mil assinaturas, pela aprovação do Projeto, foi entregue à Presidente da Comissão, Maria do Rosário (PT-MS), pelo Presidente da ONG Veddas, George Guimarães, em nome de várias organizações.