terça-feira, 25 de agosto de 2009

Coitado do gerúndio

Vra e mexe alguém vem perguntar alguma coisa sobre regra de ortografia, concordância, vírgula etc., com essa história de Acordo Ortográfico então eu virei "disque gramática". Não me incomodo, pelo contrário.

Mas o que eu sempre ouço falarem é nesse tal de "gerúndio".
Primeiro ele começou a ser usado na fala como termo que realçava a temporalidade da ação, ou seja para provar que o que estava acontecendo, estava acontecendo naquele momento e não estava concluído ainda. Por exemplo: Vou estar transferindo esta ligação. Essa ação está acontecendo e não terminou. Eu não sou louca de ser contra o uso do gerúndio. Vejo sim erro no excesso do seu uso. Daí começou a correr na mídia brincadeiras e piadinhas sobre o uso do gerundismo, e as coitada das atendentes de TLMK foram as escolhidas para carregarem a cruz. Elas seguem protocolos e roteiros das empresas e precisam ser claras. A população juntou a insatisfação com os serviços prestados pelas empresas de TLMK e o gerúndio foi envolvido nessa situação. Coitado.

Na verdade o gerúndio é uma forma verbal essencial e correta. Precisamos evitar exageros e construções nas quais utilizem muitos verbos seguidamente. O exemplo acima poderia ser alterado para: Transferirei a ligação ou estarei transferindo. Ficou melhor, né???

Um comentário:

  1. "Vou transferir" fica ainda mais fácil, rápido, prático e todo mundo entende. Para que dificultar, não é?

    Abraço,

    Pablo
    http://cadeorevisor.wordpress.com

    PS: Obrigado pelo link.

    ResponderExcluir